O currículo de Sophia impressiona para uma garota de apenas 15 anos. São mais de 140 medalhas ganhas, 22 títulos brasileiros e sete recordes nacionais em categorias de base. E ela quer mais, muito mais.
“Sou bem nova, posso ir muito longe ainda. Quero conquistar medalhas em Pan-Americanos, Mundiais e, quem sabe?, uma medalha olímpica”, conta a atleta.
Nessa caminhada rumo a mais pódios, Sophia conta com o auxílio do Programa Talento Esportivo, do qual ela é bolsista desde dezembro de 2023. “Com a verba do Programa, consigo comprar suplementação, material de treino, trajes competitivos. Esse recurso me ajuda a ter mais acesso a coisas que vão beneficiar meus treinos e competições.”
O Programa Talento Esportivo é uma plataforma da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que concede apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo (11) 3241-5822, Ramais 1160 e 1204.
Seguindo os passos de Etiene
A pouca idade não permitiu com que Sophia acompanhasse o auge da carreira de Etiene Medeiros, um dos principais nomes da natação brasileira e primeira mulher do país a conquistar um ouro em Mundial. Mas isso é só um detalhe. Sophia tem Etiene como modelo dentro e fora das piscinas.
“Tive a oportunidade de conviver com a Etiene. Ela é uma pessoa leve, humilde. Ficar perto dela é muito bom. Ela traz uma energia muito positiva. Etiene é referência pra mim”, explica Sophia.
Falando em referência, Sophia também tem um porto seguro dentro de casa: seu pai, Júlio. É nele que a nadadora busca aquela força extra antes de entrar na água. “Adoro conversar com o meu pai antes, durante e depois das competições. Ele é muito positivo, sempre me deixa pra cima e mostra do que sou capaz de fazer”.