Smart Sampa auxilia GCM na prisão de foragido por estupro e já soma mais de mil capturas

Smart Sampa auxilia GCM na prisão de foragido por estupro e já soma mais de mil capturas

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo prendeu, na manhã desta segunda-feira (28), um homem de 68 anos foragido da Justiça por estupro. Ele era procurado desde julho de 2024 pelo crime cometido no Paraná. A captura foi possível graças ao Smart Sampa, sistema de monitoramento inteligente da Prefeitura, que identificou um veículo registrado em nome do foragido circulando pela Rua Raimundo Correia, na Vila Invernada, Zona Leste.

O alerta emitido pelo sistema permitiu que equipes da GCM localizassem o automóvel a cerca de 300 metros da câmera que reconheceu a placa. O homem foi abordado em frente ao local onde trabalha e, após a verificação da documentação, teve a identidade confirmada como a de um procurado da Justiça. Ele foi conduzido ao 42º Distrito Policial, no Parque São Lucas, onde a prisão foi formalizada.

Desde o início de 2024, o Smart Sampa já auxiliou na prisão de 747 foragidos da Justiça, totalizando 1.065 capturas desde o lançamento do programa, o que representa uma média de seis prisões por dia.

Tecnologia a serviço da segurança

A operação contou com o apoio do sistema de alerta de placas, ferramenta integrada recentemente à base nacional de dados Córtex, por meio de convênio firmado entre a Prefeitura e o governo federal. Essa integração tem potencializado a recuperação de veículos roubados ou furtados e a localização de foragidos.

Além de foragidos, o Smart Sampa contribuiu para 1.944 prisões em flagrante e localizou 61 pessoas desaparecidas desde o ano passado.

Transparência e aprovação da população

As informações do programa estão disponíveis ao público por meio do Prisômetro, painel de LED instalado em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico. A ferramenta reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e a eficiência na política de segurança pública.

Segundo pesquisa recente do Instituto IPESPE, o Smart Sampa conta com aprovação de 89% da população paulistana, consolidando-se como o maior e mais completo sistema de monitoramento por câmeras da América Latina.