Site diz que seleção brasileira terá uniforme reserva em cor vermelha

O site especializado em camisetas de clubes e seleções Footy Headlines afirmou em publicação que a seleção brasileira terá em 2026 um novo uniforme reserva na cor vermelha. Ainda segundo o site, o uniforme será fabricado pela Jordan, marca controlada pela Nike, patrocinadora da seleção desde 1996.
De acordo com o site Jornal do Comércio, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não confirmou a novidade. Além disso, o estatuto da CBF exige que os uniformes da seleção tenham cores da brandeira nacional. Dessa forma, para permitir um uniforme de outra cor, a CBF teria de alterar seu estatuto.
Tradicionalmente, o uniforme reserva da seleção brasileira possui cor azul. Exceções podem ocorrer em eventos comemorativos, desde que aprovadas pela diretoria da CBF. Em 2023, por exemplo, durante um jogo amistoso contra o racismo, a seleção usou uniforme de cor preta, em homenagem ao jogador Vinicius Junior.
A notícia do site causou alvoroço na internet e inspirou uma onda de memes. Muitos associavam a camisa ao comunismo, com trocadilhos como “Neymarx” e montagens feitas com martelos, foices e figuras como Karl Marx. Outros associaram a cor do uniforme ao partido do atual presidente da república, com críticas ao atual governo. Segundo o site Poder 360, alguns comentários sugeriram que a escolha da cor teria influência do Partido dos Trabalhadores (PT).
Apesar de supostamente não ter sido confirmada, o portal Lance afirma que, em 2025 o uniforme vermelho foi de fato aprovado por Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Além da mudança no estatuto da CBF, segundo o portal, a mudança exigiria também um acordo entre a CBF e a Nike, para que a produção seja produzida em tempo para a próxima Copa.
(Com informações de Jornal do Comércio, Hardware, Poder 360 e Lance. Imagem gerada por inteligência artificial)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.