Centro tem queda de quase 30% de roubos com investimento em segurança e parceria da Prefeitura com o Estado

Centro tem queda de quase 30% de roubos com investimento em segurança e parceria da Prefeitura com o Estado

Além disso, também foi registrada redução de 18% dos casos de furto nos dez primeiros meses de 2024

O investimento substancial da Prefeitura em segurança urbana, com foco em tecnologia, guardas, veículos e equipamentos, aliado à parceria com o Governo do Estado, tem dado resultado significativo. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), nos dez primeiros meses de 2024, os roubos caíram 27,2% e os furtos, 18% na comparação com o mesmo período de 2023.

Basta caminhar pelo Centro e seus pontos turísticos e históricos para constatar que as ações estão surtindo efeito. As pessoas estão voltando às ruas e o comércio mostra recuperação após os problemas apresentados durante e no período pós-pandemia.

Somente em 2024, a Prefeitura investiu R$ 1,3 bilhão na Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e já prevê no orçamento de 2025, quase R$ 1,5 bilhão.

A Prefeitura tem implementado uma série de ações estratégicas para fortalecer a segurança na região central. Entre elas, está o reforço no patrulhamento com 2,1 mil agentes da Guarda Civil Metropolitana, 195 viaturas e 158 motos realizando o patrulhamento 24h. Além disso, em parceria com o Governo do Estado, a Operação Delegada, que combate o comércio irregular, recebeu 1,3 mil novos policiais militares.

Somente nesta gestão, 2 mil novos agentes foram incorporados à GCM, que tem um efetivo de 7.399 guardas treinados pela Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU). A GCM possui uma frota de 560 veículos novos, todos entregues na atual gestão. Também está prevista a entrega de mais 50 viaturas elétricas de baixo carbono, que serão destinadas para o Centro da cidade.

Outro reforço significativo na segurança da região central foi a implantação do Programa Smart Sampa, o maior e mais completo sistema com câmeras inteligentes de monitoramento. Das atuais 18 mil câmeras operando na plataforma em todas as regiões do município, cerca de 4.800 estão na região central. Os equipamentos são controlados 24h, por meio da Central de Monitoramento da GCM.

Em poucos meses de operação, o Programa já contribuiu com mais de mil prisões em toda a cidade, abrangendo diversas naturezas de crimes em flagrante. Além da prisão de 331 foragidos da Justiça, por meio da tecnologia de reconhecimento facial com a integração com o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

Parceria com Governo do Estado 
Nos últimos dois anos, a segurança no Centro de São Paulo foi reforçada com 400 policiais, quatro novas Bases Comunitárias da Polícia Militar e uma base comunitária móvel.

Dados da 1ª Delegacia Seccional, do Centro de São Paulo, mostram uma redução no número de ocorrências policiais entre janeiro e outubro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. A queda mais expressiva foi no número de roubos de veículos, que caiu de 300 para 206, uma redução de 31,3%. Os roubos em geral foram de 21.125 para 15.370, queda de 27,2%. Furtos caíram de 56.860 para 46.651, queda de 18%. Em 21 meses de gestão, foram 12 mil prisões e 5,1 toneladas de drogas apreendidas no Centro de São Paulo.