Passeio Ciclístico da Virada reúne milhares de ciclistas no Centro de São Paulo
A manhã deste domingo (21) foi marcada pelo Passeio Ciclístico da Virada, que tomou as ruas do Centro Histórico de São Paulo com a participação de milhares de ciclistas. O evento, organizado pela Prefeitura, reuniu pessoas de diferentes idades e estilos de bicicleta, que registraram o momento em selfies, fotos e trocas de experiências.
Antes da largada, às 7h, os participantes receberam água e frutas. O percurso de 7 km até o Pacaembu contou com a animação de um trio-elétrico, que tocou músicas de diversos ritmos. Durante o trajeto, ciclistas mais experientes orientaram iniciantes sobre troca de marcha, redução de velocidade e momentos de pausa.
O prefeito Ricardo Nunes participou do passeio, que durou cerca de uma hora. “A Virada Esportiva começou no sábado e seguimos neste domingo com nossa pedalada de 7 km, do Centro até o Pacaembu, reunindo milhares de ciclistas. São mais de 500 pontos de atividades espalhados pela cidade durante a Virada Esportiva”, destacou.
Para a professora aposentada Sônia Maria Vieira dos Santos, 67 anos, a atividade também foi uma oportunidade de redescobrir a cidade. “Muita gente evita o Centro por achar longe. Esses eventos ajudam a conhecer melhor São Paulo e a ocupar os espaços. Vim sozinha, mas já fiz novas amizades. Além disso, a organização está excelente”.
O passeio atraiu participantes de diferentes regiões e idades. Luiz Carlos da Silva, 52 anos, participou com uma bicicleta de mais de 2 metros de altura e destacou a importância da bike como meio de transporte: “Nem todos podem comprar carro ou moto, e a bicicleta é fundamental para muita gente trabalhar. Além disso, é um esporte que faz muito bem para a saúde”.
Também participaram pessoas de outras cidades da Região Metropolitana, como Tarcisio Manoel da Silva, 46 anos, que levou os filhos Lucas e Luan. “Sempre pedalamos em São Bernardo, mas é a primeira vez que viemos ao Centro. Além de praticar esporte, vou mostrar para meus filhos lugares que só conheciam pela TV”.
Para ampliar a participação, 200 bicicletas foram disponibilizadas para empréstimo gratuito. O programador Lauan Leal, 25 anos, aproveitou a oportunidade. “Pedalar no Centro é diferente, mais movimentado e vivo. É minha primeira Virada Esportiva e pretendo participar de outras atividades no Pacaembu”.
Virada Esportiva 2025
A programação da Virada Esportiva segue durante a tarde, com 2 mil atrações em mais de 100 modalidades esportivas, distribuídas em 500 pontos pela cidade. As atividades estão organizadas em arenas temáticas, oferecendo opções para todas as idades e reforçando o compromisso de São Paulo com o esporte, a inclusão e a saúde. A agenda completa está disponível em viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.




