São Paulo cria sua primeira Floresta Municipal, que deve chegar a 400 hectares

A cidade de São Paulo agora conta oficialmente com sua primeira Floresta Municipal. O decreto de criação da Floresta Municipal Fazenda Castanheiras foi assinado pelo prefeito Ricardo Nunes no dia 6 de junho, instituindo uma área de proteção com mais de 250 hectares — o equivalente a cerca de 2,5 milhões de metros quadrados — na Zona Sul da capital, no distrito do Grajaú. A expectativa é ampliar essa área para quase 400 hectares com a futura incorporação de terrenos vizinhos que estão em processo de desapropriação.
Por enquanto, a floresta está aberta apenas a pesquisadores, mas receberá visitantes assim que for concluído o plano de manejo, que será elaborado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) com participação da sociedade civil. A previsão é que o espaço ofereça trilhas ecológicas, atividades de ecoturismo, ações de educação ambiental e oportunidades de geração de renda sustentável para comunidades locais.
O projeto inclui o desenvolvimento de sistemas agroflorestais, cultivo de plantas medicinais e alimentícias não convencionais, além da coleta de sementes e produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
A nova floresta integra o projeto estratégico “São Paulo Capital Verde”, que busca ampliar as áreas protegidas na cidade para conter a ocupação irregular e enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Localizada na Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia, às margens da Represa Billings, a Fazenda Castanheiras desempenhará papel importante na conservação da biodiversidade e na segurança hídrica da região.
Para o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, a criação da unidade representa um marco histórico. “Trata-se de uma área de grande relevância ecológica, essencial para proteger a biodiversidade e garantir a segurança hídrica da Represa Billings. Além de preservar o meio ambiente, vamos abrir novas oportunidades para pesquisa, educação ambiental e geração de renda sustentável para a comunidade local. É um passo importante para tornar São Paulo uma cidade mais resiliente às mudanças climáticas”, destacou o secretário.
A Floresta Municipal Fazenda Castanheiras se soma a outras 17 áreas similares no Estado de São Paulo, sendo 15 florestas estaduais e duas nacionais. Essa categoria de unidade de conservação de uso sustentável permite preservar a fauna e a flora, ao mesmo tempo em que garante o uso responsável dos recursos naturais e estimula a pesquisa científica.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.