São Paulo amplia Programa Abrigo Amigo com 200 pontos de ônibus inteligentes

A cidade de São Paulo passa a contar com 200 pontos de ônibus inteligentes do Programa Abrigo Amigo, iniciativa da Prefeitura em parceria com a Eletromidia e a Claro. O objetivo é transformar abrigos em espaços de acolhimento e proteção para passageiros, especialmente mulheres, durante a noite e a madrugada.
Nesta segunda-feira (1º), o prefeito Ricardo Nunes acompanhou a entrega de uma nova unidade na Rua Líbero Badaró, no Centro. A expansão representa um salto de 61 para 200 equipamentos em operação na capital.
Segundo o prefeito, a iniciativa também permite integração com outros serviços públicos. “Se a pessoa precisar do SAMU ou de um atendimento da Secretaria de Direitos Humanos, todos os serviços do Governo do Estado e da Prefeitura vão interagir com esse atendimento que a Eletromidia disponibiliza em 200 pontos da cidade”, destacou.
Nesta fase, serão instalados 139 novos abrigos, distribuídos pelas zonas Central, Norte, Leste e Oeste. Conectados à internet, os equipamentos contam com câmeras de alta resolução, microfones, alto-falantes e atendimento remoto por videochamada, disponível entre 20h e 5h. Assim, passageiros em situação de vulnerabilidade podem solicitar acompanhamento enquanto aguardam o transporte público.
De acordo com o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, os pontos são escolhidos com base em informações da Secretaria de Segurança Pública. “Eles são instalados em locais onde há grande demanda de mulheres aguardando ônibus à noite, muitas vezes desacompanhadas”, explicou. Guerrero também adiantou que o projeto será levado para outras oito capitais do país.
Criado em 2023, o Abrigo Amigo já registrou cerca de 17 mil chamadas de companhia e 285 ocorrências documentadas, mostrando a importância da tecnologia como aliada da segurança e humanização no espaço urbano.
Para acionar o serviço, o passageiro pressiona um botão e é conectado, por vídeo, a uma atendente preparada para oferecer apoio e acionar equipes de segurança ou saúde em caso de emergência.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.