Professores da rede estadual de São Paulo aprovam greve para abril

Professores da rede estadual de São Paulo aprovam greve para abril

Os professores da rede estadual de São Paulo decidiram entrar em greve a partir do dia 25 de abril. A decisão foi aprovada em assembleia do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), realizada dia 21 em frente à Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República, no centro de São Paulo.

Os grevistas afirmam que a greve busca pressionar o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) a contratar mais docentes efetivos, reajustar o piso salarial da categoria e climatizar as escolas.

Reivindicações

Nesta semana, o Ministério Público entrou com duas ações civis públicas pedindo que o governo estadual recomponha o número de profissionais na educação. Segundo as ações, priorizar contratações temporárias no lugar de concursos públicos acaba prejudicando o funcionamento das escolas.

Os professores também exigem que o estado cumpra o Piso Nacional Salarial da categoria. Atualmente, o governo paulista complementa os vencimentos com uma bonificação para atingir o valor mínimo exigido pelo governo federal. No entanto, essa gratificação não é incorporada ao cálculo de férias e aposentadoria.

Outra demanda é a climatização das salas de aula. A categoria cobra um plano do governo para solucionar o problema.

(Fonte: Exame. Foto: Agência Brasil)