Prefeitura de São Paulo ganha prêmio internacional por programa de eletrificação da frota de ônibus

Prefeitura de São Paulo ganha prêmio internacional por programa de eletrificação da frota de ônibus

Gestão do prefeito Ricardo Nunes foi reconhecida na categoria ”Transporte Limpo e Confiável” pela Bloomberg Philanthropies por modelo inovador para aquisição de ônibus elétricos

A Prefeitura de São Paulo recebeu nesta terça-feira (4) o prêmio internacional Local Leaders Awards (Líderes Locais Pelo Clima), da Bloomberg Philanthropies, por seu programa de eletrificação da frota de ônibus, durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro.

A cidade de São Paulo venceu na categoria “Transporte Limpo e Confiável” pela criação de um modelo inovador para aquisição e financiamento de ônibus elétricos no transporte público, que obteve R$ 6,5 bilhões junto a instituições nacionais e internacionais. O modelo de São Paulo deixou para trás Belize (Belize), Jakarta (Indonésia), Oslo (Noruega) e Belo Horizonte (Brasil), outras cidades concorrentes na categoria.

A premiação da Bloomberg Philanthropies destaca projetos de impacto real na redução das emissões e na melhoria da qualidade de vida urbana e é realizada em parceria com a C40 Cities, rede global de prefeitos de grandes cidades que se unem para enfrentar a crise climática e promover um futuro mais sustentável.

Em mais uma ação que demonstra o avanço de São Paulo na eletrificação da frota, na tarde de segunda-feira (3), o prefeito Ricardo Nunes entregou mais 60 ônibus elétricos para a população, ultrapassando a marca de 1.000 veículos totalmente sustentáveis e com zero emissão de poluentes à disposição da população, consolidando a capital paulista como a maior frota movida a energia limpa do Brasil.

A entrega do milésimo ônibus marcou o início da programação especial da Prefeitura voltada à sustentabilidade e à preparação para a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, encontro global anual para discutir e negociar ações contra as mudanças climáticas que será realizado neste mês, em Belém (PA). A Prefeitura realiza ao longo desta semana uma programação especial que destaca o papel da capital paulista nas discussões globais sobre meio ambiente, inovação e sustentabilidade. Veja aqui a agenda completa.

Por ano, cada ônibus elétrico deixa de consumir 35 mil litros de óleo diesel e evita a emissão de 87 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o que equivale ao plantio de 6,4 mil árvores.

O prefeito Ricardo Nunes foi representado pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT), Celso Jorge Caldeira. “A virada energética no transporte público e a construção de uma mobilidade urbana mais sustentável são prioridades do prefeito Ricardo Nunes. Com o reconhecimento, São Paulo reafirma seu papel de liderança entre as metrópoles globais comprometidas com um futuro urbano mais limpo, resiliente e inclusivo”, afirmou Caldeira.

SISTEMA BESS
Além da premiada criação de um modelo inédito de subvenção para a aquisição de ônibus elétricos, a Prefeitura de São Paulo também tem acelerado a virada energética da frota do transporte coletivo ao trazer ao Brasil o sistema BESS (Battery Energy Storage System).

A tecnologia é composta por um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos, instalados diretamente nas garagens dos ônibus. Os dois primeiros contratos foram assinados com as concessionárias A2 e Auto Bless.