Prefeitura de Piracicaba abre edital para obras de revitalização da Praça José Bonifácio; veja detalhes
A Prefeitura de Piracicaba (SP) abriu licitação para revitalização e modernização da Praça José Bonifácio no Centro da cidade. O valor das obras é estimado é de R$ 9.931.532,82, com critério de julgamento de menor preço global. O prazo contratual com a empresa vencedora é de um ano, contados a partir da data de emissão da ordem de serviço.
Ainda segundo o Executivo, o projeto busca, entre outros objetivos, é impulsionar o espaço da Praça José Bonifácio e reorganizar usos.
“É tornar a praça um espaço pulsante, reorganizando os usos e implantando atrações atualizadas que tragam público diversificado, garantindo, assim, a ocupação da praça central em diferentes horários e dias da semana, já que o estudo notou que o local tem constante fluxo de pessoas durante a semana, mas que diminui aos sábados e domingos”, completou.
Projeto
A Prefeitura de Piracicaba (SP) finalizou o projeto que prevê a revitalização da Praça José Bonifácio, no Centro da cidade em julho deste ano.
O plano de modernização, segundo a gestão, considera uma área total de 55.835 metros quadrados e foi desenvolvido após estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito.
Ainda de acordo com a administração municipal, o projeto também passou por estudo ambiental das árvores da praça. A análise, segundo a gestão considerou:
“[…] graus alto e médio das que possuem algum risco de queda e, por isso precisam ser suprimidas, além das árvores de pequeno porte que podem ser remanejadas e replantadas em outra parte da praça. Árvores de grande porte que estão sadias foram consideradas no projeto e não sofrerão alteração nenhuma”, detalhou.
O projeto prevê, dentre outras mudanças, a abertura da Rua Moraes Barros em frente à Catedral. No anúncio, o secretário de Obras de Piracicaba, Marcio Luis de Barros Marino, afirmou que não haverá corte de árvores no projeto de revitalização.
“Vamos fazer uma revitalização geral, não haverá supressão de árvores, vamos deixá-las naturais. Vamos fazer [sistema de] câmeras de segurança, iluminação de LED, levantamento e troca de piso”, descreveu o titular da pasta.
Projeto
Segundo a prefeitura, o projeto de modernização foi desenvolvido após um estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito.
Conforme a administração, esse estudo identificou que a praça tem constante fluxo de pessoas durante a semana, mas que diminui aos sábados e domingos. A intenção, então, é reorganizar o uso do espaço e implantar atrações que atraiam o público em diferentes horários e dias.
Ponto a ponto do projeto
Veja os principais itens do projeto inicial elencados pela prefeitura e na sequência veja um esboço de como ficaria a praça caso essas alterações fossem aplicadas.
- Abertura da Rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antonio
- Alongamento da praça e elevação do piso das vias no entorno
- Inversão de mão na Rua Prudente de Moraes (a partir da Avenida Armando de Salles Oliveira, a via segue para direção da Rua do Porto, como forma de integração)
- Ampliação das vagas de estacionamento
- Criação de corredor gastronômico e comercial
- Instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte
- Criação de ambiente direcionado a eventos
- Remodelação dos canteiros e berço das árvores
- Modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.