Parceria entre Governo de SP e Prefeitura: Ação Conjunta de Combate à Dengue na Estação Tatuapé
Agentes irão orientar a população como prevenir doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti
O Governo de SP, por meio da Defesa Civil do Estado, Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), Secretaria de Estado da Saúde, e Prefeitura de São Paulo, unem esforços e realizam na manhã desta sexta-feira (22), na Estação Tatuapé da CPTM, ação de combate à dengue. A partir das 6h30, no mezanino, ponto de conexão entre as linhas 11-Coral e 12-Safira, agentes irão orientar a população sobre a conscientização e importância de evitar o surgimento de focos de larvas do mosquito, já que 80% dos criadouros do mosquito estão dentro de casa.
Informações adicionais sobre dengue/números
De 01/01/2024 a 21/03/24 foram registrados por meio da Secretaria de Saúde:
- Casos notificados: 676.675
- Casos confirmados: 280.656
- Óbitos: 105
Veja as principais recomendações para eliminação de criadouros do Aedes aegypti
- Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;
- Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
- Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;
- Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;
- Tampar ralos;
- Manter o vaso sanitário sempre fechado;
- Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;
- Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.
Prevenção nos Transportes Metropolitanos
Além das ações educativas para conscientização, uma medida preventiva importante realizada pelas empresas vinculadas à STM é a limpeza dos veículos, estações, terminais, áreas comuns e internas para segurança sanitária dos passageiros, dos funcionários e colaboradores. Dessa forma, os pontos que podem se tornar criadouro do Aedes aegypti são eliminados.
No Metrô, as equipes que promovem trabalhos de sanificação (desinsetização, desratização e combate às larvas do mosquito da dengue) atuam nas madrugadas, percorrendo cerca de 4 km por dia. A CPTM também disponibiliza equipes para vistoriar as dependências de suas 57 estações, e todas as atividades da empresa sobre o tema são reforçadas nas redes sociais.
Já a EMTU conta com a parceria e colaboração das concessionárias – por exemplo, a Viação Pirajuçara, que opera linhas na Região Metropolitana de São Paulo, possui pátio ecologicamente correto que impede água parada após chuvas.
Fonte: Governo de São Paulo.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.