Pode Entrar: Prefeitura de São Paulo entrega 142 novas moradias em Itaquera, na Zona Leste

Pode Entrar: Prefeitura de São Paulo entrega 142 novas moradias em Itaquera, na Zona Leste


Com investimento de R$ 28 milhões, a Prefeitura de São Paulo entregou, nesta quinta-feira (10), mais 142 unidades habitacionais do Programa Pode Entrar Entidades, beneficiando famílias da Zona Leste. O novo conjunto, chamado Residencial Vida Nova, está localizado na esquina da Rua Inácio Donati com a Rua Alfredo Ricci, em Itaquera, e integra as ações do programa Prefeitura Presente na região.

Durante a entrega, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância de ampliar as políticas habitacionais no município. “O Pode Entrar conta com várias modalidades. Neste caso, foi por meio do Pode Entrar Entidades, que permite que uma entidade séria, conveniada com a Prefeitura, receba o recurso para realizar a obra. Assim, garantimos moradia de qualidade para a população, com prestação acessível”, afirmou.

O novo residencial é composto por quatro torres de oito andares, todas com elevadores, totalizando 142 apartamentos de 49,17 m², com dois dormitórios. O condomínio conta ainda com área de lazer completa, incluindo playground, quadra esportiva, salão de festas, centro comunitário, quiosque com churrasqueira, bicicletário e estacionamento para automóveis e motos.

“Hoje é um dia especial para essas 142 famílias, porque hoje elas passam a ter uma vida nova. É o início de uma nova história para seus filhos, netos e próximas gerações”, ressaltou o secretário de Habitação, Sidney Cruz.

Sonho realizado

Para muitas famílias, a entrega das chaves representa a concretização de um sonho. A autônoma Raquel Guedes, de 33 anos, não escondeu a emoção. “Visitei o apartamento e me emocionei muito, está tudo lindo. Espero muitas coisas boas na minha nova casa”, contou.

A diarista Luzia Cordeiro Lemes, de 53 anos, também comemorou a nova conquista. “Eu morava de favor e agora vou ter o que é meu. É uma alegria imensa ter uma moradia própria.”

Já Verônica Maria da Silva, de 42 anos, que sempre morou de aluguel, celebrou a oportunidade de pagar por algo que é dela. “Até me ajoelhei quando visitei meu apartamento. Não vejo a hora de pegar a chave”, disse.

Maior programa habitacional da capital

O Pode Entrar é o maior programa habitacional já lançado pela Prefeitura de São Paulo, financiado exclusivamente com recursos do município. O objetivo é ampliar a produção de moradias e reduzir o déficit habitacional na cidade, com 43 mil unidades atualmente em obras.

O programa possui diversas modalidades, entre elas Aquisição, Entidades, Empresas, Melhorias, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Carta de Crédito. No caso do Pode Entrar Entidades, a Prefeitura realiza o aporte de recursos, enquanto a entidade responsável — neste projeto, a Associação Beneficente Construir — cuida do licenciamento e da execução da obra.

Essa modalidade viabiliza projetos que estavam parados desde 2015, quando foram selecionados por meio de chamamento da COHAB-SP para o antigo Minha Casa Minha Vida, mas não saíram do papel por falta de repasses federais.

Somente neste ano, a Prefeitura já entregou 768 unidades habitacionais por meio do Pode Entrar Entidades, com destaque para empreendimentos como Edifício Prestes Maia, Residencial Padre Ticão, Residencial Casa Nova e Residencial Santa Bárbara. Outras 6.174 unidades seguem em construção, sendo 4.738 pelo Pode Entrar Entidades e 1.436 pelo Pode Entrar Empresas.