Virada Cultural 2025 promete ser a maior da história com 1.000 atrações e foco em diversidade e inclusão

Virada Cultural 2025 promete ser a maior da história com 1.000 atrações e foco em diversidade e inclusão

Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada Cultural 2025 será a maior já realizada na cidade de São Paulo. O evento, que acontece nos dias 24 e 25 de maio, terá mais de mil apresentações gratuitas espalhadas por todas as regiões da capital, ocupando ruas, praças, centros culturais, bibliotecas, teatros, CEUs e 21 grandes palcos.

Durante o lançamento do evento, o prefeito Ricardo Nunes anunciou novidades importantes, como a ampliação da presença da Virada na periferia, o reforço da estrutura de acessibilidade e segurança e uma programação que valoriza a pluralidade cultural da cidade. “A Virada Cultural vem crescendo a cada edição, levando cultura de qualidade para toda a cidade, especialmente para as periferias. É uma demonstração clara do nosso compromisso com a diversidade e a democratização do acesso à cultura”, afirmou o prefeito.

Mais cultura nos bairros

Nesta edição, 16 dos 21 grandes palcos estarão localizados em bairros das zonas Sul, Leste, Norte e Oeste. O evento também contará com programação em 100 casas e centros culturais, 33 CEUs, 20 unidades do Sesc e instituições como MASP, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Casa das Rosas, entre outros.

Entre os artistas confirmados estão nomes como Iza, Alceu Valença, João Gomes, Péricles, Luísa Sonza, Michel Teló, Léo Santana, Mart’nália, Sepultura, Vanessa da Mata, Duda Beat, Negra Li, Veigh, João Neto & Frederico, Pixote, Fresno e muitos outros.

Evento acessível e inclusivo

A Virada Cultural 2025 será totalmente acessível, com espaços reservados para pessoas com deficiência, serviços de Libras, audiodescrição, banheiros adaptados e o aplicativo CIL com informações em Libras. Artistas e profissionais com deficiência também farão parte da programação, reforçando o compromisso com a inclusão.

Impacto econômico e estrutura robusta

A expectativa é de atrair mais de 4,7 milhões de pessoas e movimentar R$ 300 milhões na economia paulistana, com impacto nos setores cultural, turístico, gastronômico e comercial.

A segurança será reforçada com 10 mil profissionais, entre policiais militares, guardas civis e seguranças privados, além de monitoramento por câmeras e drones. Na área da saúde, serão disponibilizados 13 postos médicos, 60 ambulâncias, 34 UPAs e equipes especializadas para atendimento emergencial.

Programação para as crianças

A “Viradinha” traz atrações especialmente voltadas ao público infantil, como Patati & Patatá, Queen Live Kids, O Show da Luna e apresentações de teatro, circo e cinema, garantindo diversão para toda a família.

Transporte gratuito e reforçado

No domingo (25), o transporte público será gratuito com o programa Domingão Tarifa Zero, e o Metrô e a CPTM terão operação 24 horas. A frota de ônibus será ampliada em 25%.

Combate ao assédio e à violência

A Prefeitura também montará unidades móveis e tendas com equipes da rede de Direitos Humanos, que atuarão na aplicação do protocolo “Não se Cale”, com foco no enfrentamento ao assédio, racismo, homofobia e xenofobia.