Smart Sampa já ajudou a prender mil foragidos da Justiça em São Paulo

Smart Sampa já ajudou a prender mil foragidos da Justiça em São Paulo

Com 89% de aprovação da população, o programa Smart Sampa — considerado o maior sistema de monitoramento por câmeras do Brasil — alcançou uma marca expressiva: 1.000 criminosos foragidos foram capturados com o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial entre outubro de 2024 e 14 de abril de 2025.

A prisão de número mil foi registrada nesta segunda-feira (14), quando um homem de 70 anos, condenado a 32 anos de prisão por estupro de vulnerável, foi identificado pelas câmeras ao entrar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Zona Sul. Ele estava foragido desde 2019 e foi detido pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Lançado pela Prefeitura de São Paulo, o Smart Sampa utiliza mais de 25 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, com tecnologia avançada para reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. O objetivo é claro: aumentar a segurança, dar respostas rápidas a crimes e apoiar a localização de pessoas desaparecidas.

De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, o sistema representa um divisor de águas na segurança pública da cidade.

“Cada criminoso capturado significa a prevenção de novos delitos. Para o cidadão de bem, fica a mensagem: sorria, você está sendo protegido”, destacou.

Entre os criminosos já identificados estão assassinos, estupradores, ladrões de banco, integrantes de facções criminosas e até membros da máfia chinesa. Só em 2025, o sistema já ajudou a capturar 682 foragidos.

População aprova

Segundo pesquisa do instituto CATI/IPESPE, divulgada também nesta segunda-feira (14), 89% dos paulistanos aprovam o programa. A aceitação supera os 80% entre todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendas. A pesquisa também revelou que:

  • 78% da população conhece o sistema

  • 66% aprovam o Prisômetro, placar em tempo real instalado no Centro de Monitoramento

  • 68% apoiam a mudança de nome da GCM para Polícia Municipal, índice que sobe para 75% após estímulos informativos

A pesquisa ouviu 1.500 moradores de São Paulo, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais.

Prisões e impacto

Desde sua implantação, em julho de 2024, o Smart Sampa já contabiliza:

  • 2.232 prisões em flagrante por crimes como tráfico de drogas, furtos, invasões e porte ilegal de armas

  • 1.000 foragidos capturados

  • 55 pessoas desaparecidas localizadas

O sistema também é integrado a diversos órgãos públicos, como Polícias Civil e Militar, SAMU e CET, permitindo maior agilidade no atendimento a emergências.

Além disso, o Smart Sampa acessa bancos de dados federais e estaduais para identificar veículos roubados, criminosos procurados e desaparecidos, potencializando a atuação da segurança pública.