Polícia Federal planeja inaugurar novo posto de emissão de passaporte em Sorocaba
A Polícia Federal (PF) informou nesta terça-feira (13) que deve iniciar, em setembro deste ano, a emissão de passaportes em um novo posto de atendimento no aeroporto de Sorocaba (SP). O local passa por adequações, segundo a VOA SP, que administra o aeroporto.
Ao menos um servidor da PF atuará no local, atendendo demandas relacionadas ao serviço.
Ainda na terça-feira, a VOA também confirmou que já está trabalhando nas obras para efetivação do novo posto. Conforme as concessionárias, as intervenções estão focadas na revitalização e readequação do terminal de passageiros, com a criação de um novo espaço para receber o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal.
Há ainda, conforme a empresa, esforços relacionados ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e alvará de funcionamento, além de outras melhorias. A VOA, porém, deu um prazo maior para o inicio dos trabalhos. “A previsão é de que o Posto de Emissão de Passaportes esteja em funcionamento até o final deste ano”, afirma.
Internacionalização
A VOA falou sobre o processo de internacionalização do aeroporto, sendo o posto de emissão de passaporte um dos caminhos para o procedimento. Conforme a concessionária, o local está passando por uma completa revitalização, que servirá também para preparar todo o sítio aeroportuário para a conclusão do processo de internacionalização. “Até 2028, o investimento total previsto chegará à R$ 6,6 milhões”, afirma.
“Estamos no processo final junto aos órgãos federais para internacionalização do sítio aeroportuário em Sorocaba, onde algumas medidas adicionais de proteção se fizeram necessárias, em atenção ao compromisso firmado no referido processo que deverá estar finalizado até o final de 2024”, diz o CEO da Rede VOA, Marcel Moure.
Atualmente, ainda conforme a VOA, além da aquisição de bens e equipamentos exigidos pelo contrato de concessão, está em andamento uma obra para demarcar a área aeroportuária. Essa obra é alvo de polêmica e já foi mostrada pelo g1.
O trabalho, conforme a concessionária está em conformidade com o Plano de Exploração Aeroportuária, anexo ao contrato de concessão. “Essa intervenção visa separar a área do sítio aeroportuário da área particular adjacente ao Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, a fim de que seja garantida a internacionalização”, garante.
Sobre a internacionalização, a PF afirmou que o processo está nas tratativas, “mas por hora, teremos somente o funcionamento do posto de emissão de passaportes”.
Fonte: G1 Globo
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.