1ª Audiência do Orçamento na Alesp em Divinolândia: Hospital Regional em Destaque
Parlamentares da Comissão de Finanças da Casa anunciaram, durante o evento, a destinação de R$1 milhão para equipamento de Saúde que atende 20 municípios da região
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu o pontapé inicial, na noite desta quinta-feira (14), às audiências públicas que vão discutir o Orçamento estadual para 2025. O encontro, realizado em Divinolândia, a 280 quilômetros da capital, teve como destaque o debate sobre o atendimento do Hospital Regional da cidade.
A audiência inaugural do ciclo de 25 encontros que serão realizados pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Casa foi presidida pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos). “É uma alegria grande retomar essas atividades da comissão, para discutirmos regionalmente o Orçamento para o próximo ano. É muito dinheiro, mas para as necessidades do Estado ainda é pouco. Queremos ouvir os senhores e as senhoras para que a gente possa distribuir melhor esse orçamento para cada região”, disse o parlamentar.
O Hospital Regional de Divinolândia, gerido pelo Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista (Conderg), responsável pelo atendimento de 20 municípios da região, foi o tema central da reunião.
Recursos
Logo na abertura do evento, o deputado Gilmaci Santos anunciou a destinação de R$ 1 milhão para a administração do hospital, a partir de recursos específicos previstos pela Comissão de Finanças no Orçamento do Estado. “Esse é o trabalho que é feito pela comissão por vocês. Vamos trabalhar para que venha o mais rápido possível”, declarou o parlamentar.
“Garantimos na Lei Orçamentária Anual que agora, em todas as audiências públicas do Orçamento do Legislativo, terá o recurso para ser aplicado. Pra gente é importante e é uma grande vitória”, disse o vice-presidente da CFOP, deputado Luiz Claudio Marcolino (PT).
Presidente do Conderg, o prefeito de São José do Rio Pardo, Márcio Zanetti, agradeceu o recurso encaminhado e falou sobre o trabalho do hospital. “Vocês não têm noção de quanto esse 1 milhão de reais é importante para nós neste momento. A prestação de serviço na área da Saúde lamentavelmente vem acompanhada da deficiência financeira”, disse Zanetti. “No ano passado, prestamos cerca de 300 mil atendimentos neste hospital. Este é o segundo hospital que mais fez cirurgias eletivas no programa do Governo do Estado”, completou o gestor do consórcio.
Ao longo da reunião, munícipes, vereadores e prefeitos usaram o espaço para pedir recursos no Orçamento para a criação de leitos de UTI, ampliação de especialidades e modernização do hospital. “A nossa região precisa de mais equipamentos e precisamos equipar o Conderg para que ele seja esse grande hospital regional que a região merece e precisa”, afirmou a diretora regional de Saúde de São João da Boa Vista, Patrícia Magalhães.
As audiências
Seguindo o compromisso de contemplar a população de novos municípios a cada ano, a construção do calendário priorizou cidades que nunca receberam as audiências, como é o caso do município de Divinolândia.
“Parabenizo o deputado Gilmaci de levar, todo ano, as audiências para um município diferente e não olhar o tamanho. Quando começamos as audiências, a gente procurou as grandes cidades, só que a gente percebeu que a gente precisava ir para os pequenos municípios”, disse o deputado Enio Tatto (PT). Divinolândia tem cerca de 11 mil habitantes.
O Orçamento
Entre os meses de março e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.
Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.
Confira o calendário completo
Fonte: Alesp.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.