Câmara aprova contas da Prefeitura com louvor

Câmara aprova contas da Prefeitura com louvor

Câmara Municipal de São Paulo aprovou durante a sessão plenária desta terça-feira (25) os pareceres do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) sobre sete contas do Executivo. As contas referentes aos anos de 2021 e 2022 foram aprovadas com louvor. A decisão é resultado dos esforços da administração paulistana para cumprir suas obrigações de prestação de bons serviços públicos à população sem abandonar a responsabilidade fiscal.

“O parecer da Comissão de Finanças e Orçamento é favorável ao parecer do Tribunal de Contas do Município e por extensão à aprovação  das contas do Executivo Municipal com louvor nos anos de 2021 e 2022”, destacou o vereador Fábio Riva durante a sessão.

O  DOCREC (Documento Recebido) 660-2022, que trata o processo de Balanço da Prefeitura de São Paulo referente ao exercício de 2021, foi aprovado com 45 votos favoráveis, Já o DOCREC 493-2023, referente ao ano de 2022, foi aprovado com 46 manifestações a favor. O documento referente ao orçamento de 2023 ainda está tramitando pelas comissões da casa.

Saúde Financeira
O trabalho da Prefeitura de São Paulo para garantir um ambiente de estímulo à atividade econômica no município, aliada à responsabilidade fiscal, segue rendendo frutos. Em agosto do ano passado a agência de classificação de risco norte-americana Fitch Ratings, uma das principais do mundo, elevou a nota da capital de BB- para BB, com perspectiva estável. A classificação foi dada no IDR (Issuer Default Rating – Rating de Inadimplência do Emissor) em Moedas Local e Estrangeira da Prefeitura Paulistana.

“Sabemos das necessidades que uma cidade complexa como São Paulo tem para se desenvolver. Só na área da Saúde, o orçamento era de R$ 10 bilhões e pudemos passar para R$ 20 bilhões, arcando com diversos custeios nessa área, para manter tudo o que é necessário para melhorar o atendimento para os que mais precisam. Não seria possível cuidar da saúde das pessoas sem cuidar da saúde financeira da cidade. Saber quanto custa a construção dos equipamentos e mais que isso, saber quanto iremos gastar para manter diversos serviços funcionando. Essa ampliação do orçamento da cidade possibilita que possamos investir recursos em políticas públicas, sabendo o que as pessoas mais precisam para não desperdiçar”, disse o prefeito Ricardo Nunes na última sexta-feira (21).

Contas 2023 aprovadas pelo TCM
Na última segunda-feira (24), o Tribunal de Contas do Município deu parecer favorável por unanimidade à aprovação das contas da Prefeitura de São Paulo referente ao exercício de 2023.

Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (26/6), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Fonte: Prefeitura de São Paulo